sexta-feira, 17 de abril de 2009

MENAHEM


O Menahem deu início a suas atividades em 2002, e assim como a muitas bandas precisou sofrer alterações em sua formação e trabalhar duro pelo período de 4 anos para lançar seu demo CD ?Prisões sem Muros? em 2006, que já expressava suas tendências melódicas com o vocal de Sandro Bastos e instrumental apontando influências do metal progressivo.

Em Abril de 2008, a banda realizou o show de lançamento de seu debut ?Angels and Shadows? na cidade de Uberlândia/MG, mostrando a maturidade alcançada através do tempo com trabalho e uma formação impecável, trazendo um som com características heavy, hard e progressivas agora com vocais de Lean Van Ranna, ex-vocalista da banda ?dElohim?. Este CD deixa nítida muitas influências que passam por: Dream Theater, Angra, DivineFire, Essence of Sorrow, Narnia, Stauros, Russel Allen , RobRock, Doctor Sin, etc.

Menahem assim como muitas outras bandas cristãs conhecidas internacionalmente, tem em suas letras mensagens baseadas em sua fé, e sem deixar a musicalidade para segundo plano oferece a todos um som de qualidade, quer sejam simpatizantes das convicções da banda, quer sejam grandes admiradores da boa música.

Vocais com arranjos bem colocados, utilizando: drives, screams, voz de cabeça e peito, vibratos são uma marca de Lean Van Ranna, que busca sempre versatilidade nos sons, fazendo com que cada música soe particular e interpretada de uma forma única, assim buscando novos horizontes musicais dentro de suas linhas vocais. Adaptar-se aos contratempos da proposta progressiva foi um desafio superado pelo vocalista.

Por sua vez, Murilo Marc (baterista) conseguiu dar à bateria participação marcante em cada faixa, fazendo com que a mesma não soasse apenas como instrumento de marcação rítmica, mas sendo fundamental para o alcance do sentimento exigido pela temática. Em sua pegada, hora com grooves pesados, hora com mudanças de clima e intensidade o baterista alimentou sutilmente a aquela ?viagem? passada pelo heavy metal progressivo. Sua idéia sempre foi conseguir um equilíbrio sonoro para valorizar a ambiência do som ?pesado? e das técnicas usadas. Na faixa ?Prison Without Walls? houve uma preocupação com a melhor captação dos sons de caixa, a idéia era valorizar as notas ?Ghost? que no final trouxe dinâmica, cadência e timbre desejado.

Entre bateria e guitarras o som do contrabaixo de Israel Scates conseguiu seu espaço trazendo o peso desejado, acentuando os efeitos pretendidos pela bateria, em duetos com as guitarras de Lucas Marc e Jessé Aires e em outros momentos atribuindo ao seu instrumento poder de solista.

Lucas Marc e Jessé Aires fizeram de suas guitarras uma pancada só, muita sincronia exigida em duetos em passagens virtuosas, muito peso encaixado em diversos contratempos e solos muito bem elaborados ligados ao sentimento de cada faixa do CD.

O Menahem tem conseguido chamar atenção pela qualidade técnica de seus integrantes e pelo resultado alcançado pelo CD produzido de forma independente, sendo os próprios integrantes responsáveis por toda a produção. Mesmo não contando com grandes recursos, todo o trabalho realizado em um home Studio tem rendido bons comentários.

Hoje, a banda se prepara para lançar sua turnê pelo país, ainda de forma independente, aberto a convites e para possíveis contratos com gravadoras e selos .

Seu vocalista Lean Van Ranna, tem sido cotado para participação no próximo álbum do Soulspell Metal Opera (SMO II) produzido por Heleno do Vale.

Murilo Marc (Baterista) gravou DVD solo no qual visou dar mais detalhes quanto às técnicas que utilizou na gravação deste CD.

Lean Van Ranna - vocal
Jessé Aires - guitar
lucas marc - guitar
Murilo - Marc - Batera
Israel Scates - baixo

Myspace Oficial:
http://myspace.com/menahemband


CD Angels and Shadows (DOWNLOAD)
http://rapidshare.com/files/138304662/Menahem_-_Angels_and_Shadows.rar.html

Nenhum comentário: